quarta-feira, 29 de abril de 2015

Sobre Esquizofrenia

Quem nos acompanha já deve ter percebido que em nossas últimas apresentações, temos incorporado ao setlist nossa nova composição, intitulada Schizophrenia.
Entre outras coisas, Schizophrenia  trata sobre a vulnerabilidade da mente humana, e sua capacidade de abstração, em níveis altíssimos. 



 

A esquizofrenia é um dos principais transtornos mentais. É uma doença psiquiátrica endógena, e caracteriza -se pela perda total ou parcial do contato com a realidade. O esquizofrênico pode chegar a ficar completamente fechado em si mesmo, com o olhar vago, indiferente a tudo o que se passa ao redor ou, em exemplos mais emblemáticos, ter alucinações e delírios. Ouve vozes que ninguém mais escuta e se torna paranóico, imaginando estar sendo vítima de uma espécie de complô tramado para destruí-lo, de tal modo que não há argumentos que o convença do contrário.
Em outras épocas, esses indivíduos eram colocados em sanatórios para loucos, já que pouco se sabia a respeito da doença. Atualmente, apesar do forte impacto social, a esquizofrenia ainda é uma doença pouco conhecida pela sociedade, sempre cercada de muitos tabus. 


Hospício de Barbacena, o "Porão da loucura”, maior hospício do Brasil. Ativo de 1903 a 1980.



Nenhum comentário:

Postar um comentário